A Prefeitura de Contagem marcou presença no 20º Encontro Internacional sobre “Territórios de Cuidado para Mulheres Vítimas de Violência”, promovido pela United Cities and Local Governments (UCLG), que aconteceu no final de novembro, em Bobigny, na região de Seine-Saint-Denis, na França. O encontro reuniu lideranças de diversos países da América do Sul, América do Norte, África, Europa e Ásia e proporcionou um valioso intercâmbio de experiências e estratégias no combate à violência de gênero, reforçando o papel crucial dos territórios como agentes fundamentais na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Durante o 20º Encontro Internacional, a Prefeitura de Contagem apresentou as iniciativas locais que têm impactado positivamente a vida de milhares de mulheres em situação de vulnerabilidade. Um dos principais destaques foi o Espaço Bem-Me-Quero, que oferece atendimento especializado às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.
A subsecretária de Direitos Humanos, Lorena Lemos, também ressaltou a experiência bem-sucedida da Casa dos Direitos Humanos, inaugurada em maio de 2024. O espaço se consolidou como um centro de acolhimento e promoção de direitos, com foco na equidade de gênero e inclusão social. “O local oferece mediação cultural em diversos idiomas e tradução de materiais das políticas públicas, como espanhol, francês e crioulo haitiano, facilitando o acesso de mulheres migrantes a serviços essenciais e promovendo sua integração social”, falou.
Entre 2021 e setembro de 2024, o serviço registrou um aumento de 115% na sua capacidade de atendimento. A ampliação reflete os investimentos em modernização da infraestrutura e na capacitação da equipe, composta por psicólogas, assistentes sociais e advogados. Em 2023, o serviço também passou a oferecer o vale-social, destinado às mulheres em situação de vulnerabilidade econômica, para facilitar o acesso a atendimentos em diversas políticas públicas, como vagas de emprego e serviços intersetoriais.
Além disso, Contagem também integra o Consórcio Mulheres da Gerais, o primeiro público no Brasil voltado para a promoção da igualdade de gênero, reunindo 12 municípios para implementar serviço de abrigamento emergencial para mulheres vítimas de violência e seus filhos.
Clique aqui e acesse a galeria de fotos!